•Conteúdo:
•Regulamentação básica do jogo: Quadra, arbitragem e
marcações
•Handebol no Ensino Básico
•Aplicação do esporte nas aulas de Educação Física
curricular
•O goleiro: generalidades, técnicas e táticas específicas
•Elaboração de programas específicos, regras básicas do
jogo, sua importância para o aprendizado
•Organizações de programas esportivos
•A prática do jogo nos aspectos educacionais na escola e
na iniciação
•Aplicabilidade do ensino do Handebol nas aulas
curriculares, iniciação e comunidades.
•Como
começou:
•Regulamentação
básica
•Tempo,
punições, jogadores e quadra ou campo de jogo
•Fundamentos:
• - do passe
• - da recepção
• - da finta
• - do arremesso
• - da corrida.
•O
jogo:
• . Sistema de ataque
• . Sistema de defesa e goleiro
• . Contra-ataque.
Táticas
Individuais: Fintas, arremessos e corridas:
Fintas:
1-
de frente: lado direito e lado esquerdo;
2-
de costa ou com giro: lado direito e lado esquerdo.
Arremessos:
1-
simples e especiais.
Corridas:
1-
para frente;
2-
lateral;
3-
com troca de direção;
4- recuperação.
Passes,
arremessos e recepções
Passes e arremessos:
1- altura do ombro:
(P-A)
2- altura do quadril:
(P-A)
3- altura do joelho:
(P-A)
4- por baixo: (P)
5- lateral: (P)
6- de peito: (P-A)
7- com duas mãos por
cima da cabeça: (P-A)
8- com salto: (P-A)
9- por cima do ombro:
(P)
10- por trás do
quadril. (P-A)
(P-A) = passe e arremesso
Recepção:
1- alta
2- média
3- baixa.
Sistemas:
de ataque, defesa e
contra-ataque
contra-ataque
-Ataque:
-3:3; 4:2; 2:4; 5:1 e 6:0.
-Formas: posicional, circular e mista.
-Forma circular: tipo 1 – primeira linha
tipo 2 – segunda
linha
tipo 3 – mista
pura e simples.
-Defesa:
-6+0; 5+1; 4+2; 3+3; 2+4; 1+5; 3+2+1 e 3+1+2.
-Contra-ataque:
-1- direto
-2- Indireto
-3- Com troca de passes
-4- Ampliado.
•Para aulas de Educação Física ou para Iniciação
Esportiva.
•Preparar processos pedagógicos ou educativos para o
passe;
•Determine a faixa etária do aluno;
•Determine a unidade ou categoria;
•Determine o conhecimento do aluno ou tempo de Handebol.
Plano
de aula - Sugestão
•A instituição
•Quem está fazendo e/ou realizando
•Objetivos gerais e/ou Finalidade do conteúdo
•Objetivos específicos
•Conteúdo programático
•Conclusão e/ou avaliação
•Bibliografia
•Assinatura.