sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Apresentação - Handebol inicial

Conteúdo:
Regulamentação básica do jogo: Quadra, arbitragem e marcações
Handebol no Ensino Básico
Aplicação do esporte nas aulas de Educação Física curricular
O goleiro: generalidades, técnicas e táticas específicas
Elaboração de programas específicos, regras básicas do jogo, sua importância para o aprendizado
Organizações de programas esportivos
A prática do jogo nos aspectos educacionais na escola e na iniciação

Aplicabilidade do ensino do Handebol nas aulas curriculares, iniciação e comunidades.
Como começou:
Regulamentação básica
Tempo, punições, jogadores e quadra ou campo de jogo
Fundamentos:
  - do passe
  - da recepção
  - da finta
  - do arremesso
  - da corrida.
O jogo:
  . Sistema de ataque
  . Sistema de defesa e goleiro
  . Contra-ataque.
Táticas Individuais: Fintas, arremessos e corridas: 
Fintas:
1- de frente: lado direito e lado esquerdo;
2- de costa ou com giro: lado direito e lado esquerdo.
Arremessos:
1- simples e especiais.
Corridas:
1- para frente;
2- lateral;
3- com troca de direção;
4- recuperação.
Passes, arremessos e recepções
Passes e arremessos:
1- altura do ombro: (P-A)
2- altura do quadril: (P-A)
3- altura do joelho: (P-A)
4- por baixo: (P)
5- lateral: (P)
6- de peito: (P-A)
7- com duas mãos por cima da cabeça: (P-A)
8- com salto: (P-A)
9- por cima do ombro: (P)
10- por trás do quadril. (P-A)
(P-A) = passe e arremesso
Recepção:
1- alta
2- média
3- baixa.
Sistemas: de ataque,  defesa e
 c
ontra-ataque
-Ataque:
-3:3; 4:2; 2:4; 5:1 e 6:0.
-Formas: posicional, circular e mista.
-Forma circular: tipo 1 – primeira linha
                              tipo 2 – segunda linha
                              tipo 3 – mista pura e simples.
-Defesa:
-6+0; 5+1; 4+2; 3+3; 2+4; 1+5; 3+2+1 e 3+1+2.
-Contra-ataque:
-1- direto
-2- Indireto
-3- Com troca de passes
-4- Ampliado.
Para aulas de Educação Física ou para Iniciação Esportiva.
Preparar processos pedagógicos ou educativos para o passe;
Determine a faixa etária do aluno;
Determine a unidade ou categoria;
Determine o conhecimento do aluno ou tempo de Handebol.
Plano de aula - Sugestão
A instituição
Quem está fazendo e/ou realizando
Objetivos gerais e/ou Finalidade do conteúdo
Objetivos específicos
Conteúdo programático
Conclusão e/ou avaliação
Bibliografia
Assinatura.