•Conteúdo:
•Regulamentação básica do jogo: Quadra, arbitragem e marcações•Handebol no Ensino Básico•Aplicação do esporte nas aulas de Educação Física curricular•O goleiro: generalidades, técnicas e táticas específicas•Elaboração de programas específicos, regras básicas do jogo, sua importância para o aprendizado•Organizações de programas esportivos•A prática do jogo nos aspectos educacionais na escola e na iniciação•Aplicabilidade do ensino do Handebol nas aulas curriculares, iniciação e comunidades.
•Como
começou:
•Regulamentação
básica
•Tempo,
punições, jogadores e quadra ou campo de jogo
•Fundamentos:
• - do passe
• - da recepção
• - da finta
• - do arremesso
• - da corrida.
•O
jogo:
• . Sistema de ataque
• . Sistema de defesa e goleiro
• . Contra-ataque.
Táticas
Individuais: Fintas, arremessos e corridas:
Fintas:
1-
de frente: lado direito e lado esquerdo;
2-
de costa ou com giro: lado direito e lado esquerdo.
Arremessos:
1-
simples e especiais.
Corridas:
1-
para frente;
2-
lateral;
3-
com troca de direção;
4-
recuperação.
Passes,
arremessos e recepções
Passes e arremessos:
1- altura do ombro:
(P-A)
2- altura do quadril:
(P-A)
3- altura do joelho:
(P-A)
4- por baixo: (P)
5- lateral: (P)
6- de peito: (P-A)
7- com duas mãos por
cima da cabeça: (P-A)
8- com salto: (P-A)
9- por cima do ombro:
(P)
10- por trás do
quadril. (P-A)
Recepção:
1- alta
2- média
3- baixa.
Sistemas:
de ataque e defesa e
Contra-ataque:
Ataque:
-3:3; 4:2; 2:4; 5:1 e 6:0.
-Formas: posicional, circular e mista.
-Forma circular: tipo 1 – primeira linha
tipo 2 – segunda
linha
tipo 3 – mista
pura e simples.
-Defesa:
-6+0; 5+1; 4+2; 3+3; 2+4; 1+5; 3+2+1 e 3+1+2.
-Contra-ataque:
-1- direto
-2- Indireto
-3- Com troca de passes
-4- Ampliado.
Cronograma:
•1ª. Parte
•03/12
– Apresentação;
Regulamentação básica. Fundamentos. ( T)
•10/12 – Fundamentos: passes, deslocamentos e
recepções. (T/P)
•17/12 – Fundamentos:
passes, fintas e recepções. (T/P)
•14/01 – Fundamentos:
passes, arremessos e recepções. (T/P)
•21/01 – Fundamentos:
arremessos, fintas e bloqueios.
•28/01 – Arremessos
e goleiro – jogo de handebol. 1ª avaliação 1º grupo
•04/02 –Arremessos
e goleiro – jogo de handebol. 1ª avaliação 2º grupo
•18/02 – O
jogo: Ataque – divisão e formas. (T/P)
•2ª. Parte
•25/02 – O jogo: Ataque – divisão e formas. (T/P)
•04/03 – Ataque: sistemas de jogo 3:3 circular.
(T/P)
•11/03 – Ataque: sistemas de jogo 4:2 circular.
(T/P)
•18/03 – Ataque: sistemas de jogo 2:4 circular.
(T/P)
•25/03 – Ataque: sistemas de jogo – aplicação.
(T/P)
•01/04 – Ajustes e revisão. (T/P )
•08/04 – 2ª Avaliação. (T/P) – Carga horária completa
•15/04 – Avaliação Final
•22/04 – 2ª chamada da Avaliação Final
28/01/2013 - Entrega do 1º trabalho
•Para aulas de Educação Física ou para Iniciação
Esportiva.
•Preparar processos pedagógicos ou educativos para o
passe;
•Determine a faixa etária do aluno;
•Determine a unidade ou categoria;
•Determine o conhecimento do aluno ou tempo de Handebol.
HANDEBOL
1 - Plano de aula simplificado:
•A instituição
•Quem está fazendo e/ou realizando
•Objetivos gerais e/ou Finalidade do conteúdo
•Objetivos específicos
•Conteúdo programático
•Conclusão e/ou avaliação
•Bibliografia
Assinatura.