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1. Dados
de Identificação
Nome
da Disciplina: Modalidade do Esporte Coletivo: Handebol - Licenciatura
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Código:
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Carga
Horária Total: 60
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Carga
Horária Teórica: 30
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Carga
horária Prática: 30
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Período
de Aplicação: 2013.1
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Nº
de Créditos: 03
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Horário:
07h00min – 11h00min – 3as
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Pré-requisitos:
Não tem
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Professor:
Luiz Fernando Pinto Maia
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- Ementa
Estudo do
handebol, análise dos seus determinantes sociais e culturais; dimensões e
finalidades, sua relação com da
cultura de movimento: seus fundamentos teóricos e metodológicos e suas
aplicações no contexto da saúde do lazer e da educação. Normas básicas de
elaboração competição e regulamentação de competição. O estudo do ataque e da
defesa em suas diversas formas e gestão.
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- Objetivo Geral
Analisar
criticamente a importância dos aspectos da tática e da técnica específica do
Handebol, dentro do contexto do esporte escolar e comunitário. Informações
sobre empreendimento esportivo.
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- Objetivos Específicos
1- Mostrar a disciplina de
Handebol, enfatizando as possibilidades das metodologias em aulas de Educação
Física, iniciação até o treinamento;
2- Analisar a importância das
ações técnica tático, individual e coletiva, para o aprendizado do jogo de
Handebol no contexto do esporte escolar, comunitário, de lazer e competitivo;
3- Compreender as fases do jogo
de Handebol, no ataque e da defesa, observando as situações apresentadas
pelas mesmas, quando do processo ensino e aprendizagem no esporte escolar, comunitário,
de lazer e competitivo;
4- Analisar a importância
educativa das técnicas e táticas do jogo;
5- Elaborar programas de ensino
básico, iniciação esportiva e treinamento para comunidades esportivas e
escolares;
6- Elaborar dentro dos sistemas
de jogo, formações ofensivas e defensivas próprias.
7- Empreendedorismo no esporte:
considerações, objetivos, formas e atitudes.
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- Conteúdo Programático
1- Mostra do Handebol;
2- Princípios básicos da
estratégia e a tática
3- Táticas geral, individual e
grupal
4- Tática coletiva: formação de
jogadas de ataque e defesa
5- Implantação do HDCR –
Handebol de cadeira de rodas
6- O goleiro: sua totalidade,
treinamento, comportamento, tática, técnica, física e situações especiais
7- Elaborações de projetos
específicos
8- Regras internacionais do
jogo e sua importância para o aprendizado
9- A prática do jogo dentro dos
aspectos ensino aprendizagem, comunitário, escolar, de lazer e competitivo;
10- Organizações de programas
de ensino através do Handebol nos diversos setores da comunidade
11- Aplicabilidades do ensino
do Handebol dentro das comunidades competitivas – Clubes e Escolas
12- Formas de direção pessoal,
marketing e formas de empreendedorismo.
Recife, 11 de outubro de 2013
Prof. Luiz Fernando Pinto Maia
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