segunda-feira, 20 de maio de 2013

Plano de Ensino Handebol da Licenciatura



CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COORDENAÇÃO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE ENSINO
 
 

1.    Dados de Identificação

Nome da Disciplina: Modalidade do Esporte Coletivo: Handebol - Licenciatura
Código:
Carga Horária Total: 60
Carga Horária Teórica: 30
Carga horária Prática: 30
Período de Aplicação: 2013.1
Nº de Créditos: 03
Horário: 07h00min – 11h00min – 3as
Pré-requisitos: Não tem
Professor: Luiz Fernando Pinto Maia









  1. Ementa

Estudo do handebol, análise dos seus determinantes sociais e culturais; dimensões e finalidades, sua relação com da cultura de movimento: seus fundamentos teóricos e metodológicos e suas aplicações no contexto da saúde do lazer e da educação. Normas básicas de elaboração competição e regulamentação de competição. O estudo do ataque e da defesa em suas diversas formas e gestão.



  1. Objetivo Geral

Analisar criticamente a importância dos aspectos da tática e da técnica específica do Handebol, dentro do contexto do esporte escolar e comunitário. Informações sobre empreendimento esportivo.



  1. Objetivos Específicos

1- Mostrar a disciplina de Handebol, enfatizando as possibilidades das metodologias em aulas de Educação Física, iniciação até o treinamento;
2- Analisar a importância das ações técnica tático, individual e coletiva, para o aprendizado do jogo de Handebol no contexto do esporte escolar, comunitário, de lazer e competitivo;
3- Compreender as fases do jogo de Handebol, no ataque e da defesa, observando as situações apresentadas pelas mesmas, quando do processo ensino e aprendizagem no esporte escolar, comunitário, de lazer e competitivo;
4- Analisar a importância educativa das técnicas e táticas do jogo;
5- Elaborar programas de ensino básico, iniciação esportiva e treinamento para comunidades esportivas e escolares;
6- Elaborar dentro dos sistemas de jogo, formações ofensivas e defensivas próprias.
7- Empreendedorismo no esporte: considerações, objetivos, formas e atitudes.



  1. Conteúdo Programático


1- Mostra do Handebol;

2- Princípios básicos da estratégia e a tática

3- Táticas geral, individual e grupal

4- Tática coletiva: formação de jogadas de ataque e defesa

5- Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas

6- O goleiro: sua totalidade, treinamento, comportamento, tática, técnica, física e situações especiais

7- Elaborações de projetos específicos

8- Regras internacionais do jogo e sua importância para o aprendizado

9- A prática do jogo dentro dos aspectos ensino aprendizagem, comunitário, escolar, de lazer e competitivo;

10- Organizações de programas de ensino através do Handebol nos diversos setores da comunidade

11- Aplicabilidades do ensino do Handebol dentro das comunidades competitivas – Clubes e Escolas

12- Formas de direção pessoal, marketing e formas de empreendedorismo.
  1. Procedimentos Didáticos e Metodológicos
1- Exposição oral;
2- Trabalhos individuais e em grupos;
3- Palestras;
4- Análise de: filmes, jogos oficiais e amistosos, sessões de treinamento;
5- Visitas a entidades esportivas comunitárias e competitivas;
6- Palestras de pessoas ligadas aos temas.


  1. Procedimentos Avaliativos
Diagnostica:
a - observação e questionamentos;
b - perspectiva à disciplina;
c - conhecimento prático do Handebol em setores esportivos comunitários e nas Escolas;
d - conhecimento sobre elaboração de programas de ensino.
 Somativa;
a - serão realizados trabalhos teóricos e/ou práticos individuais e/ou em grupo no máximo em quatro etapas
Afetiva:
a - participação efetiva
b - assiduidade
c - atrasos
d - saídas em aulas
e - atenção e interesse.
 Fundamentada:
a - capacidade de: síntese e qualidade de produção
b - coerência ao solicitado
c - fundamentação teórica.
Critérios:
a - média dos trabalhos “x” peso 2 = Média I
b - média ou notas das avaliações “x” peso 8 = Média II
c - média da unidade = média I + média II.


  1. Instalações e Materiais
1-      Sala de aula
2-      Quadra, bolas específicas e variadas
3-      Metas, bancos, arcos, cordas, medicinebol, cones, barreiras e cadeiras de rodas
4-      Pincel, quadro, apagador e material audiovisual.


  1. Bibliografia
BÁSICA:
- Confederação Brasileira de Handball. Regras Oficiais de Handball: Rio de Janeiro: Grupo Palestra Jerônimo, 1993.
- Dietrich, Knut. Os Grandes Jogos. Metodologia e Prática. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1998.
- Ferreira, Pedro. Handebol de Salão. São Paulo, Ao Livro Técnico, 1999, 2a. Edição.
- Kaslen, Horst. Handball. Da aprendizagem ao Jogo Disputado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1994.
- Kunsagi, Paulo Nagi. Handebol. Rio de Janeiro, Palestras Edições Esportivas, 1990,           3a. Edição.
COMPLEMENTAR:
- Mariot, Jaques & François, Ranget. Hand-ball Comportamental. Paris-França, Editora Vigot, 1984.
- Martini, Karl. O Andebol - Técnica e Tática. USA, Publicação Europa, Edição 380.09/1990.
- Ribeiro, Waldir Castro Gomes. Manual de Handebol. São Paulo, Cia. Brasil, 1987.
- Simões, Antônio Carlos. Handebol - Táticas Defensivas e Ofensivas. São Paulo, Cia           Brasil, 1997.
- Rothemberg, Ludwig & Heinz, Alberti. Ensino dos Jogos Esportivos: Dos pequenos          aos Grandes Jogos. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1984.
- Stein, Hans-Gert & Federhoff, Edgard. Andebol. Lisboa, Portugal, Editora Stampa,          1992.
- Bompa, T.. Treinando Equipes do Desporto Coletivo. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Caldas,, I. Handebol como Conteúdo para aulas de educação física. Edupe, Recife, 2003.
- Caldas, I. O Desporto na Escola. Fasa, Recife, 2006.
- Dante de Rose e Col. Modalidades Esportivas Coletivas. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Cercel, P. O Treino de Equipes Masculinas. Biodesporto, Portugal, 2003.
- Edward, T. e Franks. B.D. Manual do Instrutor de Condicionamento Físico para a Saúde. Artes médicas Sul, Porto Alegre, 2000.
- Greco, P.J. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol. Editora Health, Belo Horizonte, 2000.
- Greco, P.J. Iniciação Esportiva Universal. Editora Health, Belo Horizonte, 2004.
    - NET – Site aplicativos.
    - Faria, A. Nogueira de. A Direção e suas Funções. Rio de Janeiro, Próspera Editora Ltda., 1989.
    - Lodi, João Bosco. Administração por Objetivos. São Paulo, Livraria Editora Pioneira, 1986.
    - Gates, Bill. A Estrada do Futuro. São Paulo, Editora Schwarcz Ltda., 1995.
    - Publicações INDESP. Seminário de Marketing Esportivo. Ministério Extraordinário dos Esportes. Ouro        Preto,BR - 1996.
    - Gasalla, José Maria. Fábrica de Talentos. São Paulo, Editora Gente, 1996.
    - Bibliografia complementar: Internet, livros, revistas, jornais, programas de TV que relacionem com a Disciplina.
 
  1. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

PERÍODO OU DATA
CONTEÚDO DESENVOLVIDO
OBSERVAÇÕES
22/10
 Apresentação – Conhecendo o Handebol. Noções de empreendedorismo
Teórica - 2-2   (04)
29/10
 Tática básica do jogo ofensivo – divisões e formas.
Comportamento.
Teórica/prática – 2-2 (08)
05/11
 Ataque em sistema: 3:3 e 4:2 – posicional e circular
Teórica/prática – 2-2 (12)
12/11
Ataque em sistema:4:2 e 2:4 – posicional e circular
  Teórica/prática 2-2 (16)
19/11
 Ataque em sistema: Elaboração dos trabalhos.
Marketing pessoal.
  Teórica/prática 2-2 (20)
26/11
Defesa em sistema: 6+0 contra 3:3
 Teórica/prática 2-2 (24)
03/12
Defesa em sistema: 6+0 contra 4:2
 Teórica/prática 2-2 (28)
10/12
Defesa em sistema: 6+0 contra 2:4
 Teórica/prática 2-2 (32)
17/12
Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas.
Palestra de convidados.
 Teórica/prática 2-2 (36)
10/01
Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas.
 Teórica/prática 2-2 (40)
17/01
Goleiro e sua atuação.
Gestão pessoal.
 Teórica/prática 22 (44)
24/01
Defesa em sistema: 5+1 contra 3:3 e 4:2
 Teórica/prática 2-2 (48)
31/01
Defesa em sistema: 5+2 contra 2:4
 Teórica/prática 2-2 (52)
04/02
Defesa em sistema: 4+2 contra 3:3, 4:2 e 2:4
 Teórica/prática 2-2 (60)
11/02
Ajustes: dúvidas e revisão
 Teórica/prática 2-2 (45)
18/02
Avaliação final
Teórica/prática
25/01
2 chamada final
Teórica/prática







Recife, 11 de outubro de 2013





Prof. Luiz Fernando Pinto Maia