segunda-feira, 20 de maio de 2013

Plano de Ensino do Handebol do Bacharelado





1.    Dados de Identificação
Nome da Disciplina: Modalidade do Esporte Coletivo: Handebol Bacharelado
Código: EDF0012
Carga Horária Total: 60
Carga Horária Teórica: 30
Carga horária Prática: 30
Período de Aplicação: 2013.1
Nº de Créditos: 03
Horário: 08h00min – 11h50min – 3as
Pré-requisitos: Não tem
Professor: Luiz Fernando Pinto Maia







  1. Ementa
Estudo do handebol, análise dos seus determinantes sociais e culturais; dimensões e finalidades, sua relação com da cultura de movimento: seus fundamentos teóricos e metodológicos e suas aplicações no contexto da saúde do lazer e da educação. Normas básicas de elaboração competição e regulamentação de competição. O estudo do ataque e da defesa em suas diversas formas e gestão.

  1. Objetivo Geral
Analisar criticamente a importância dos aspectos da tática e da técnica específica do Handebol, dentro do contexto do esporte escolar e comunitário. Informações sobre empreendimento esportivo.

  1. Objetivos Específicos
1- Mostrar a disciplina de Handebol, enfatizando as possibilidades das metodologias em aulas de iniciação até o treinamento;
2- Analisar a importância das ações técnica tático, individual e coletiva, para o aprendizado do jogo de Handebol no contexto do esporte comunitário, de lazer e competitivo;
3- Compreender as fases do jogo de Handebol, no ataque e da defesa, observando as situações apresentadas pelas mesmas, quando do processo ensino e aprendizagem no esporte comunitário, de lazer e competitivo;
4- Analisar a importância educativa das técnicas e táticas do jogo;
5- Elaborar programas de ensino básico, iniciação esportiva e treinamento para comunidades esportivas;
6- Elaborar dentro dos sistemas de jogo, formações ofensivas e defensivas próprias.
7- Empreendedorismo no esporte: considerações, objetivos, formas e atitudes.

  1. Conteúdo Programático
1- Mostra do Handebol;
2- Princípios básicos da estratégia e a tática
3- Táticas geral, individual e grupal
4- Tática coletiva: formação de jogadas de ataque e defesa
5- Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas
6- O goleiro: sua totalidade, treinamento, comportamento, tática, técnica, física e situações especiais
7- Elaborações de projetos específicos
8- Regras internacionais do jogo e sua importância para o aprendizado
9- A prática do jogo dentro dos aspectos ensino aprendizagem, comunitário, de lazer e competitivo;
10- Organizações de programas de ensino através do Handebol nos diversos setores da comunidade
11- Aplicabilidades do ensino do Handebol dentro das comunidades competitivas - Clubes
12- Formas de direção pessoal, marketing e formas de empreendedorismo.
  1. Procedimentos Didáticos e Metodológicos
1- Exposição oral;
2- Trabalhos individuais e em grupos;
3- Palestras;
4- Análise de: filmes, jogos oficiais e amistosos, sessões de treinamento;
5- Visitas a entidades esportivas comunitárias e competitivas;
6- Palestras de pessoas ligadas aos temas.


  1. Procedimentos Avaliativos
Diagnostica:
a - observação e questionamentos;
b - perspectiva à disciplina;
c - conhecimento prático do Handebol em setores esportivos comunitários;
d - conhecimento sobre elaboração de programas de ensino.
 Somativa;
a - serão realizados trabalhos teóricos e/ou práticos individuais e/ou em grupo no máximo em quatro etapas
Afetiva:
a - participação efetiva
b - assiduidade
c - atrasos
d - saídas em aulas
e - atenção e interesse.
 Fundamentada:
a - capacidade de: síntese e qualidade de produção
b - coerência ao solicitado
c - fundamentação teórica.
Critérios:
a - média dos trabalhos “x” peso 2 = Média I
b - média ou notas das avaliações “x” peso 8 = Média II
c - média da unidade = média I + média II.


  1. Instalações e Materiais
1-      Sala de aula
2-      Quadra, bolas específicas e variadas
3-      Metas, bancos, arcos, cordas, medicinebol, cones, barreiras e cadeiras de rodas
4-      Pincel, quadro, apagador e material audiovisual.


  1. Bibliografia
BÁSICA:
- Confederação Brasileira de Handball. Regras Oficiais de Handball: Rio de Janeiro: Grupo Palestra Jerônimo, 1993.
- Dietrich, Knut. Os Grandes Jogos. Metodologia e Prática. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1998.
- Ferreira, Pedro. Handebol de Salão. São Paulo, Ao Livro Técnico, 1999, 2a. Edição.
- Kaslen, Horst. Handball. Da aprendizagem ao Jogo Disputado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1994.
- Kunsagi, Paulo Nagi. Handebol. Rio de Janeiro, Palestras Edições Esportivas, 1990,           3a. Edição.
COMPLEMENTAR:
- Mariot, Jaques & François, Ranget. Hand-ball Comportamental. Paris-França, Editora Vigot, 1984.
- Martini, Karl. O Andebol - Técnica e Tática. USA, Publicação Europa, Edição 380.09/1990.
- Ribeiro, Waldir Castro Gomes. Manual de Handebol. São Paulo, Cia. Brasil, 1987.
- Simões, Antônio Carlos. Handebol - Táticas Defensivas e Ofensivas. São Paulo, Cia           Brasil, 1997.
- Rothemberg, Ludwig & Heinz, Alberti. Ensino dos Jogos Esportivos: Dos pequenos          aos Grandes Jogos. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1984.
- Stein, Hans-Gert & Federhoff, Edgard. Andebol. Lisboa, Portugal, Editora Stampa,          1992.
- Bompa, T.. Treinando Equipes do Desporto Coletivo. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Caldas,, I. Handebol como Conteúdo para aulas de educação física. Edupe, Recife, 2003.
- Caldas, I. O Desporto na Escola. Fasa, Recife, 2006.
- Dante de Rose e Col. Modalidades Esportivas Coletivas. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Cercel, P. O Treino de Equipes Masculinas. Biodesporto, Portugal, 2003.
- Edward, T. e Franks. B.D. Manual do Instrutor de Condicionamento Físico para a Saúde. Artes médicas Sul, Porto Alegre, 2000.
- Greco, P.J. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol. Editora Health, Belo Horizonte, 2000.
- Greco, P.J. Iniciação Esportiva Universal. Editora Health, Belo Horizonte, 2004.
    - NET – Site aplicativos.
    - Faria, A. Nogueira de. A Direção e suas Funções. Rio de Janeiro, Próspera Editora Ltda., 1989.
    - Lodi, João Bosco. Administração por Objetivos. São Paulo, Livraria Editora Pioneira, 1986.
    - Gates, Bill. A Estrada do Futuro. São Paulo, Editora Schwarcz Ltda., 1995.
    - Publicações INDESP. Seminário de Marketing Esportivo. Ministério Extraordinário dos Esportes. Ouro        Preto,BR - 1996.
    - Gasalla, José Maria. Fábrica de Talentos. São Paulo, Editora Gente, 1996.
    - Bibliografia complementar: Internet, livros, revistas, jornais, programas de TV que relacionem com a Disciplina.
 
  1. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
PERÍODO OU DATA
CONTEÚDO DESENVOLVIDO
OBSERVAÇÕES
21/05
 Apresentação – Conhecendo o Handebol. Noções de empreendedorismo
Teórica - 2-2   (04)
28/05
 Tática básica do jogo ofensivo – divisões e formas.
Comportamento.
Teórica/prática – 2-2 (08)
04/06
 Ataque em sistema: 3:3 e 4:2 – posicional e circular
Teórica/prática – 2-2 (12)
11/06
Ataque em sistema:4:2 e 2:4 – posicional e circular
  Teórica/prática 2-2 (16)
18/06
 Ataque em sistema: Elaboração dos trabalhos.
Marketing pessoal.
  Teórica/prática 2-2 (20)
25/06
Defesa em sistema: 6+0 contra 3:3
 Teórica/prática 2-2 (24)
02/07
Defesa em sistema: 6+0 contra 4:2
 Teórica/prática 2-2 (28)
09/04
Defesa em sistema: 6+0 contra 2:4
 Teórica/prática 2-2 (32)
16/07
Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas.
Palestra de convidados.
 Teórica/prática 2-2 (36)
23/07
Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas.
 Teórica/prática 2-2 (40)
30/07
Goleiro e sua atuação.
Gestão pessoal.
 Teórica/prática 2-2 (44)
06/08
Defesa em sistema: 5+1 contra 3:3 e 4:2
 Teórica/prática 2-2 (48)
13/08
Defesa em sistema: 5+2 contra 2:4
 Teórica/prática 2-2 (52)
20/08
Defesa em sistema: 4+2 contra 3:3, 4:2 e 2:4
 Teórica/prática 2-2 (56)
27/08
Ajustes: dúvidas e revisão
 Teórica/prática 2-2 (60)
03/09
Avaliação final
Teórica/prática
10/09
2 chamada final
Teórica/prática



Recife, 11 de abril de 2013


Prof. Luiz Fernando Pinto Maia