segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Handebol 2 - Regulamentação HCR

Profª Vanira Lins - 2012
Regras
As regras do Handebol em Cadeiras de Rodas são muito semelhantes  às  do jogo de handebol tradicional. São feitas apenas  algumas  modificações no que se refere à cadeira de rodas, à mecânica de sua locomoção  e à necessidade de jogar sentado.
1 Regras Gerais do HCR7
1.1 Como no jogo tradicional, são sete jogadores em cada equipe, disputando um jogo com dois períodos de trinta minutos cada.
Nenhuma equipe poderá iniciar o jogo com menos de sete atletas,  não  sendo  permitida  a  redução  intencional  de jogadores em quadra.
1.2 A quadra
  A quadra de jogo deve ter dimensões de 40 m x 20 m, medidas exigidas  para competições da ABRHACAR – Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas. Ela deve ser delimitada por linhas, seguindo a mesma distribuição da quadra oficial de handebol de salão. As traves deverão ter sua altura reduzida em 40 cm., a fim de possibilitar  aos goleiros jogarem na cadeira.
1.3   A Cadeira de Rodas
A cadeira deve ser adequada a certos padrões para garantir  a necessária segurança e competitividade. Pode ter três ou quatro rodas, sendo duas na parte traseira e uma ou duas na dianteira. Os pneus traseiros devem ter  o diâmetro máximo de 66 cm., além de um suporte para mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não deve exceder a 53 cm. do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11 cm. a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo deste apoio deve ser apropriada para evitar danos na superfície da quadra.
1.3  Cadeira de rodas
O jogador poderá utilizar uma  almofada de material flexível no assento. Ela deverá ter as mesmas dimensões do assento e não poderá apresentar mais que 10 cm. de espessura. Para jogadores de classes 3.5, 4.0, 4.5 e 5.0 a espessura deverá ser de, no máximo, 05 cm.
Os jogadores poderão usar contenções e suportes que fixem o tronco ou as pernas na cadeira. Aparelhos ortopédicos e protéticos também podem ser utilizados, desde que o cartão de classificação dos jogadores os indiquem , assim como todas as adaptações  de posição dos mesmos na cadeira.
1.4  Sistema de classificação
O HCR é um jogo para pessoas com deficiência  de membros inferiores. Portanto, o sistema de classificação se faz de acordo com a observação de seus movimentos, durante uma performance de habilidades de handebol, tais como: driblar, passar, arremessar, receber, arremessar,  pegar rebotes. A cada jogador é atribuído um valor em  pontos igual à sua classificação.
As classes são: 0.5,  1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0, 4.5, 5.0.
A soma de pontos dos sete jogadores não podem exceder os  18 pontos. Observar também nas substituições.
1.5  Violações específicas para o HCR7
Violações são infrações às regras, e a equipe que as comete perde a posse da bola, pela cobrança de um tiro no local onde foi cometida a infração.
1.5.1  Violações fora da quadra
Um jogador estará  fora da quadra quando sua cadeira estiver fora dos  seus limites. Essa condição somente será punida se proporcionar vantagem ao infrator. Se um jogador arremessar a bola em um oponente para que ele saia da quadra propositalmente, o oponente ficará com a posse da bola.
1.5.2  Regra de Progressão
O jogador pode empurrar a cadeira no máximo três vezes antes de driblar, passar ou lançar a bola. Não é permitido conduzir  a  bola  sobre  as  pernas.
1.5.3  Regra dos Três Segundos
Um jogador não deve permanecer por mais de três segundos com a bola na mão. Jogadores que assim o fazem, cometem uma violação.
1.5.4  Faltas e Marcação
Faltas são infrações às regras envolvendo contato físico com o oponente  e/ou comportamento antiesportivo. A falta é marcada contra o ofensor e as punições são aplicadas utilizando o mesmo critério do handebol de salão  (admoestação verbal, advertência, exclusão e desqualificação).
Os contatos frontais são tolerados, porém os contatos laterais e posteriores devem ser punidos. Para todas essas  faltas, a cadeira é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras constitui falta.
O jogador pode utilizar sua cadeira de rodas como objeto de defesa, impedindo que o oponente chegue ao seu gol, entendida como forma de “repelir” que o adversário prossiga com sua tática/estratégia.
 Faz parte das intenções/estratégicas do jogo, desde que não fuja a dimensão de controlar a ação do adversário, utilizar a cadeira de rodas ou outra parte do corpo. Em situações que fogem a essas características, os jogadores são punidos com regras rigorosas, entendendo-se como uma conduta anti-desportiva (REVERDITO, 2005, p. 111).
Marcação:
A forma de marcação não será segurando, mas colocando as mãos à frente do oponente, impedindo que o toque da bola ou até o arremesso no gol seja efetuado, com a cadeira de rodas na frente do oponente,  impedindo que  ele prossiga com seu ataque .
Tirar seus pés do apóia-pés para ganhar uma vantagem ilícita, será marcado como falta. “Usar qualquer parte dos membros inferiores para ganhar uma vantagem ilícita ou para controlar a cadeira de rodas, implicará em marcação de falta.” (Teixeira e Ribeiro, 2006 p. 29).
Marcação:
O jogador não deve segurar, empurrar, fazer carga contrária na cadeira do oponente, pois a cadeira faz parte de seu corpo.  Deve evitar jogadas duras. Já no contato leve de uma cadeira com a outra, não precisa ser marcado falta, pois isso irá ocorrer durante o jogo; não vale usar partes dos membros inferiores  para  ganhar  vantagens  ilícitas.
As marcações são realizadas individualmente ou quando alguma pessoa é considerada um jogador 'forte', pode ser  marcada por duas ou mais pessoas, tendo como objetivo atrapalhar ao máximo seu desenvolvimento e  sucesso na partida.
Arrancar ou bater na mão do adversário, colocar em perigo o adversário, segundo a Confederação Brasileira de Handebol (p.1):
 “(...) violações da regra podem ocorrer na luta pela bola; no entanto, violações na qual a ação é principalmente ou exclusivamente direcionada ao adversário e não à bola, serão punidas “progressivamente”; isto significa que, além de um tiro livre ou tiro de 7 metros, também há  necessidade de uma punição pessoal, começando com uma advertência, seguindo com um aumento para punições mais severas, tais como exclusões e desqualificações. Violações das regras conduzem ao tiro de sete metros”.
1.5.5  Cobrança dos Tiros
Tiro de lateral: uma parte da  cadeira de rodas deve estar sobre a linha lateral, no local por onde a bola saiu.
Tiro de saída, tiro livre  e  tiro de sete metros: seguem as mesmas regras do handebol de salão.
1.5.6. Punições
As sanções progressivas seguem o mesmo critério do handebol de salão. A única ressalva que existe é ser terminantemente proibido colocar o equipamento do adversário em risco, mesmo que involuntariamente, ficando a segurança como limite para a ação individual. A equipe que estiver com um jogador excluído deverá permanecer com a mesma pontuação até que a punição seja cumprida.
 2.  Regras Gerais para o HCR4
As regras do HCR4 são muito semelhantes às do handebol de areia. São feitas apenas algumas adaptações que consideram  a cadeira de rodas,  sua mecânica de locomoção e a necessidade de jogar sentado.
2.1  Jogadores
Como no handebol de areia, são quatro jogadores em cada equipe, mais quatro reservas, totalizando oito jogadores por equipe.
2.2  Tempo de jogo
Um jogo é disputado em dois sets com 10 minutos cada, e com 05 minutos de intervalo entre os sets.
2.3  Contagem de Gols
Em cada tempo, é realizada uma contagem de gols independentemente, e o resultado final do set apontará um  vencedor (no início do segundo set, o placar será zerado).
2.4  Gol espetacular
O gol feito em condições especiais (após um giro de 360̊, por exemplo) deve  ser  considerado  como  se  valesse  dois  gols.
2.5  Desempate
Em  caso de empate no set, é disputada uma prorrogação com gol de ouro. Em caso de vitória de equipes diferentes no primeiro e segundo sets, é disputado um tempo extra de 05 minutos  para  que  haja  um  vencedor.
2.6  Goleiro
Qualquer um dos jogadores pode ser  o goleiro, desde que haja somente um jogador dentro da área do goleiro. Caso esta restrição seja violada, um tiro de sete metros (pênalti) será aplicado  contra a equipe infratora. Em caso de reincidência, além do pênalti, o atleta faltoso será punido com a exclusão.
2.7 Substituição
Pelo fato de ser jogado em quadra, o HCR4 realiza a substituição dos jogadores da mesma forma que o handebol de salão.
2.8  A Quadra          (HCR4 e HCR7 jogam na mesma quadra )
A quadra de jogo deve ter as dimensões mínimas  de 28 m. x 15 m., delimitada por linhas que seguem a mesma distribuição da quadra  oficial de handebol de salão, exceto para a área do goleiro, a qual é delimitada por uma linha contínua  a 06 metros da linha de fundo (a área do goleiro é reta).
Sugere-se o prolongamento da linha de lance livre até a linha lateral, nas quadras  que possuem linhas demarcatórias  da quadra de basquete.
As traves deverão ter redução de altura de 40 cm., para possibilitar que os goleiros joguem em cadeiras de rodas.
2.9 Sistema de Classificação
As classes são as mesmas para o HCR7 ( o.5 a 5.0).
A cada jogador é atribuída uma pontuação igual à sua classificação.
Para esta categoria, a soma dos pontos dos jogadores não pode ultrapassar  aos  14 pontos.
Cada jogador possui um cartão a ser usado durante o jogo, no qual constam:  a classificação do jogador, modificações no assento, e o uso de faixas ou aparelhos (próteses ou órteses).
2.10  Violações específicas para o HCR4
Violações são infrações às regras, e a equipe que as comete perde a posse da bola para a outra equipe pela cobrança de um tiro do local onde foi cometida a infração.
2.10.1  Violações fora da quadra
Um jogador estará fora de quadra quando sua cadeira estiver fora dos limites da mesma. Essa condição sofrerá punição se proporcionar vantagem ao infrator. Se um jogador arremessar a bola em um oponente para que ele saia da quadra propositalmente, o oponente ficará com a posse da bola.
2.10.2  Regra de Progressão
O jogador pode empurrar a cadeira por, no máximo, três vezes antes de driblar, passar ou  lançar  a bola. Não é permitido conduzir a bola sobre as pernas.
2.10.3  Regra dos Três Segundos
Um jogador não pode permanecer mais que três segundos com a bola na mão, sob pena de cometerem uma violação.
2.10.4  Faltas
Faltas são infrações às regras envolvendo contato físico com o oponente  e/ou comportamento antiesportivo. A falta é marcada contra o ofensor e as punições são aplicadas utilizando o mesmo critério do handebol de salão  (admoestação verbal, advertência, exclusão e desqualificação).
Os contatos frontais são tolerados, porém os contatos laterais e posteriores devem ser punidos. Para todas essas  faltas, a cadeira é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras constitui falta.
2.10.5  Cobrança dos Tiros
Tiro de lateral: é feito pelo goleiro, a partir de sua área, e não necessita autorização do árbitro.
Tiro livre: o defensor deve respeitar uma distância mínima de 01 metro em relação ao jogador que fará a cobrança do tiro.
2.10.6  Punições
Como no handebol de areia, no HCR4 também não há advertência (cartão amarelo). A única punição prevista é a exclusão, sinalizada pelo árbitro com o sinal negativo (mão fechada com o polegar apontando para baixo) e cumprida pelo atleta durante um ataque da equipe adversária (o ataque só é finalizado após a perda de posse da bola).