1. Dados de Identificação
Nome da Disciplina: Handebol 2
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Código:
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Carga Horária Total: 45
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Carga Horária Teórica: 15
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Carga horária Prática: 30
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Período de Aplicação: 2013.1
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Nº de Créditos: 03
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Horário: 07h00min – 9h50min – 4as
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Pré-requisitos: Handebol 1
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Professor: Luiz Fernando Pinto Maia
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- 2. Ementa
Estudo do handebol, análise dos seus determinantes sociais e culturais; dimensões e finalidades, sua relação com da cultura de movimento: seus fundamentos teóricos e metodológicos e suas aplicações no contexto da saúde do lazer e da educação. Normas básicas de elaboração competição e regulamentação de competição. O estudo da defesa em suas diversas formas e gestão.
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- 3. Objetivo Geral
Analisar criticamente a importância dos aspectos da tática e da técnica específica do Handball, dentro do contexto do esporte escolar e comunitário. Informações sobre empreendimento esportivo.
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- 4. Objetivos Específicos
1- Revisar a disciplina de Handebol I, enfatizando as possibilidades das metodologias em aulas de Educação Física desde o pré-escolar ao II grau.
2- Analisar a importância das ações técnica tático, individual e coletiva, para o aprendizado do jogo de Handebol no contexto do esporte escolar e comunitário;
3- Compreender as fases do jogo de Handebol, no ataque e da defesa, observando as situações apresentadas pelas mesmas, quando do processo ensino e aprendizagem no esporte escolar e comunitário;
4- Analisar a importância educativa das técnicas e táticas do jogo;
5- Elaborar programas de ensino básico, iniciação esportiva e treinamento para comunidades esportivas e/ou curriculares;
6- Elaborar dentro dos sistemas de jogo, formações ofensivas e defensivas próprias.
7- Empreendedorismo no esporte: considerações, objetivos, formas e atitudes.
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- 5. Conteúdo Programático
1- Revisão do Handebol I;
2- Princípios básicos da estratégia e a tática
3- Táticas geral, individual e grupal
4- Tática coletiva: formação de jogadas de ataque e defesa
5- Implantação do HDCR – Handebol de cadeira de rodas
6- O goleiro: sua totalidade, treinamento, comportamento, tática, técnica, física e situações especiais
7- Elaborações de projetos específicos
8- Regras internacionais do jogo e sua importância para o aprendizado
9- A prática do jogo dentro dos aspectos ensino aprendizagem, na escola e/ou comunidade
10- Organizações de programas de ensino através do Handebol nos diversos setores da comunidade
11- Aplicabilidades do ensino do Handebol dentro das comunidades educativas
12- Formas de direção pessoal, marketing e formas de empreendedorismo.
6. Procedimentos Didáticos e Metodológicos
7. Procedimentos Avaliativos
9. Bibliografia
10. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Recife, 27 de abril de 2013
Prof. Luiz Fernando Pinto Maia
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