Nome da Disciplina: Handebol 1
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Código:
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Carga Horária Total: 45
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Carga Horária Teórica: 15
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Carga horária Prática: 30
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Período de Aplicação: 2012.2
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Nº de Créditos: 03
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Horário: 07h00min – 9h50min – 2as
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Pré-requisitos: Não tem
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Professor: Luiz Fernando Pinto Maia
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Estudo do handebol, análise dos seus determinantes históricos, sociais e culturais; dimensões e finalidades, sua relação com da cultura de movimento: seus fundamentos teóricos e metodológicos e suas aplicações no contexto da saúde do lazer e da educação. Normas básicas de elaboração competição e regulamentação.
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- Objetivo Geral
Analisar criticamente a importância dos aspectos da técnica e o jogo de Handebol, ao contexto do esporte escolar e comunitário.
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- Objetivos Específicos
1- Analisar a importância das ações individuais e coletivas, para o aprendizado do jogo no contexto escolar e comunitário
2- Compreender as fases do aprendizado do jogo, suas situações, observando sua importância no aprendizado pelo processo esportivo, tanto escolar quanto comunitário
3- Conhecer as regras básicas e primordiais para a aplicação do jogo
4- Analisar a importância do goleiro como fator educativo
5- Formação do jogo regulamentado
6- Conceitos, formas, tipos, e fases do jogo, em relação ao ataque
7- Fundamentação individual do atacante
8- Elaborar sistemas básicos do ataque.
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4. Conteúdo Programático
1- Regulamentação básica do jogo: Quadra, arbitragem e marcações
2- Handebol no Ensino Básico
3- Aplicação do esporte nas aulas de Educação Física na Escola
4- O goleiro: generalidades, técnicas e táticas específicas
5- Elaboração de programas específicos, regras básicas do jogo, sua importância para o aprendizado
6- Organizações de programas esportivos
7- A prática do jogo nos aspectos educacionais na escola e comunitário
8- Aplicabilidade do ensino do Handebol nas aulas curriculares, iniciação e comunidades.
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5- Procedimentos Didáticos e Metodológicos
1- Exposição oral
2- Trabalhos individuais e em grupos
3- Debates
4- Palestras
5- Análise de filmes, jogos e sessões de atividades.
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6- Procedimentos Avaliativos
(I e II Unidades)
1- Diagnostica: observação e questionamentos junto ao grupo, quando:
a- perspectiva em relação a disciplina
b- conhecimento sobre a prática do Handebol nas comunidades em geral
c- conhecimento sobre como elaborar programas gerais.
2- Somativa:
a- trabalhos práticos e teóricos, individuais ou em grupo, observando os seguintes critérios
1- fundamentação; capacidade de síntese e qualidade de produção
2- participação: assiduidade, presença participativa, saída durante as aulas, ajuda aos companheiros, atenção e questionamentos durante os trabalhos.
Pesos:
1-Média dos trabalhos realizados em ambas unidades (média aritmética) peso 2.
2-Durante as unidades serão aplicadas quantas avaliações forem necessárias atribuído o peso 8 em cada, sendo observados os seguintes critérios:
1- coerência ao solicitado
2- fundamentação
3- qualidade de produção.
4- Formativa:
a- média dos trabalhos = peso 2
b- média ou nota das avaliações = peso 8
c- média da unidade: média 1 + média 2
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7- Instalações e Materiais
1- Sala de aula
2- Quadra, bolas de Handebol e outros tipos, cordas, metas, pincel, quadro, cordas elásticas, medicinibol, apito, barreiras, cones, arcos, recursos audiovisuais e cadeiras de rodas.
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8. Bibliografia
BÁSICA:
- Confederação Brasileira de Handball. Regras Oficiais de Handball: Rio de Janeiro: Grupo Palestra Jerônimo, 1993.
- Dietrich, Knut. Os Grandes Jogos. Metodologia e Prática. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1998.
- Ferreira, Pedro. Handebol de Salão. São Paulo, Ao Livro Técnico, 1999, 2a. Edição.
- Kaslen, Horst. Handball. Da aprendizagem ao Jogo Disputado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1994.
- Kunsagi, Paulo Nagi. Handebol. Rio de Janeiro, Palestras Edições Esportivas, 1990, 3a. Edição.
COMPLEMENTAR:
- Mariot, Jaques & François, Ranget. Hand-ball Comportamental. Paris-França, Editora Vigot, 1984.
- Martini, Karl. O Andebol - Técnica e Tática. USA, Publicação Europa, Edição 380.09/1990.
- Ribeiro, Waldir Castro Gomes. Manual de Handebol. São Paulo, Cia. Brasil, 1987.
- Simões, Antônio Carlos. Handebol - Táticas Defensivas e Ofensivas. São Paulo, Cia Brasil, 1997.
- Rothemberg, Ludwig & Heinz, Alberti. Ensino dos Jogos Esportivos: Dos pequenos aos Grandes Jogos. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, 1984.
- Stein, Hans-Gert & Federhoff, Edgard. Andebol. Lisboa, Portugal, Editora Stampa,1992.
- Bompa, T.. Treinando Equipes do Desporto Coletivo. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Caldas,, I. Handebol como Conteúdo para aulas de educação física. Edupe, Recife, 2003.
- Caldas, I. O Desporto na Escola. Fasa, Recife, 2006.
- Dante de Rose e Col. Modalidades Esportivas Coletivas. Phorte Editora, São Paulo, 2006.
- Cercel, P. O Treino de Equipes Masculinas. Biodesporto, Portugal, 2003.
- Edward, T. e Franks. B.D. Manual do Instrutor de Condicionamento Físico para a Saúde. Artes médicas Sul, Porto Alegre, 2000.
- Greco, P.J. Caderno de Rendimento do Atleta de Handebol. Editora Health, Belo Horizonte, 2000.
- Greco, P.J. Iniciação Esportiva Universal. Editora Health, Belo Horizonte, 2004.
- NET – Site aplicativos
9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
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